quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

21) 8/12/2009 - 4° E ÚLTIMO ENCONTRO OBRIGATÓRIO

Também no dia 8, só que as 16h, ocorreu o 4° e último encontro de adotantes. Por ser último, aproveitamos para tirar algumas dúvidas. Colocarei a seguir algumas delas com seus esclarecimentos:

1) Após encerrados os 4 encontros, feitas as entrevistas c/ psicólogos e visitas domiciliares, em quanto tempo efetivamente estaremos habilitados?R: Segundo a assistente social, depois dessa parte cumprida, o processo (com seu realtório) será remetido ao Ministério Público e depois para juiza da Vara. Em função do recesso de fim-de-ano, ela acredita que estaremos habilitados lá para o final de janeiro de 2010...

2)A habilitação vale por quanto tempo?
R: Ela afirmou que vale por 3 anos a partir da data da sentença que deferir a habilitação do adotante. E pediu q ficássemos atentos a essa contagem, pois caso não achemos nosso baby até então, precisaremos renovar a habilitação em no máximo 30 dias depois de expirado prazo a fim de não perder seu lugar na "fila". A assistente ressaltou ainda que o restante do processo precisará ser cumprido normalemnte (documentação, encontros obrigatórios etc).
Obs: No fórum q participo, uma advogada, muito séria, informou que o prazo de renovação é de 2 anos. Como a lei mudou há pouco tempo, não sei quem está com a razão nesse caso. Quando eu tiver tempo, verificarei isso e postarei tal informação correta aqui.

3) Chegando nossa vez (na fila), ao aparecer uma criança com nosso perfil, quanto tempo nos aguardam (para conhecer a criança) antes de chamar o próximo adotante da fila?
R: Pelo que entendi o adotante tem que ir "para ontem", pois, inclusive, tem casos, como aquela criancinha de 3 dias, que a criança está na própria Vara com a assistente social e precisa ir logo para o lar. No meu caso, em especial,(que provisóriamente estarei no RJ), o meu marido pode ir sozinho ver a criança, pegá-la e depois eu venho para Vila Velha. Ela até brincou que ele tirará uma foto do nosso baby e mandará para eu conhecer logo! rs

4) Depois de habilitados devemos ficar visitando abrigos?
R: Para nós, que queremos bebê, ela não recomendou isso, pois nem todas as crinças que estão no abrigo estão disponíveis para adoção e, ainda que estejam, não necessariamente será nosso baby já que se deve obedecer a ordem da fila. Para aqueles que querem crianças maiores, pode até valer a pena, mas antes de se envolver com a criança há que se verificar tudo com a Vara da Infância. Ela resslatou que, nesses casos, os interessedaos só devem perguntar no abrigo de onde(qual Comarca) veio a criança. O próximo passo, então, é ir na Vara da Infância e Juventude de tal Comarca verificar como está a situação da criança e se existem interessados nela (que estejam na sua frente). Ah! Só a título de curiosidade: sabe aquele bebê de 3 meses do abrigo que fomos, que parecia um menininho por ser mt carequinha rs, mas q eu me encantei (que tinha olhos grandes comos os meus)? A assistente social disse que na segunda-feira ela foi para casa: agora foi morar com a vó! Fiquei hiper feliz por ela!!!! 8-D Esse é só um exemplo do que a assistente social disse: nem toda criança de abrigo necessariamente está disponível para adoção.

5) No caso dos adotantes não ficarem com as crianças (a exemplo do que ocorreu com aquela menininha de 3 dias) a próxima criança da fila será de tais adotantes?
R: Segundo a assistente social, a priore sim. Mas se ocorrer 2 ou 3 negativas (agora não me lembro ao certo), os adotantes serão REAVALIADOS.

Agora, concluido tudo aquilo que dependia da nossa participação, só nos resta aguardar a apreciação do processo pelo MP e pela Juiza e, se Deus quiser, final do mês que vem estaremos habilitados. Agora falta pouco!!!!!!!!!!!! Yupiiiiiiiiiiiiiii!!!

Cabe ressaltar uma última observação: no dia 5 de novembro ao falar com o servidor do cartório sobre o meu caso concreto, ele torceu o nariz e disse que achava que seria muuuuito difícil resolver tudo em 30 dias, que seria difícil eu começar a tabalhar no RJ antes de tudo acabar. No entanto, tudo resolveu-se em 34 dias (já que ontem foi o último compromisso). Isso me fez apreender que não devemos nos impressionar com o que as pessoas dizem e só confirma a minha crença: PARA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL!!! Ele está sempre no controle! No final, tudo deu certo! Agora resta-nos aguardar pelo nossa baby! Obrigada, meu Bom Deus!!! 8-D

Nenhum comentário:

Postar um comentário